domingo, 30 de outubro de 2011

Por que esse blog se chama "Bordados Feminista"

Olá você, me chamo Niemi, já passei dos vinte faz um cadinho mas desde a adolescência pude perceber a opressão sobre o gênero feminino e como minha vida como mulher não seria fácil.

A princípio era tudo muito espontâneo e não tinha embasamento algum, meus argumentos se limitavam ao "não gosto", "não concordo" e "não é justo". O tempo foi passando e fui crescendo com essa inquietude, comecei a ter contato com pessoas que pensavam de modo semelhante ao meu, encontrei nesses diálogos muita literatura nova e boa que dizia que o mundo deve ser justo e que ninguém deveria ser oprimida por qualquer motivo que seja.

Eu estava aos poucos entrelaçando novas idéias e ganhando embasamento para lutar contra a intolerância e ao determinismo de gênero, fui ligando os pontos na minha cabeça e pude perceber que também carregava comigo alguns preconceitos (ainda possuo alguns, que são teimosos e persistem em não ir embora), fui capaz de entender que sem querer eu ajudava a sustentar com atitudes e palavras uma cultura que me julgava e me prendia.

Fiquei muito mal, diria um pouco doente, abatida, quando pensei que a toalha estava jogada fazia tempo, me deparei que tinha colecionado uma porção pulsante de novas amizades, cada uma com sua personalidade particular, eram como panos de texturas alegres e vibrantes, eu tinha "costurado" uma nova colcha de retalhos que me cobriu de esperanças para com as pessoas, para com a humanidade.

Tão logo renovei meus ânimos e sai pelas ruas coberta com essa nova colcha que se transformou em uma bandeira linda como ela só pode ser, porque essa bandeira defende todas as cores, essa bandeira tinha o nome bordado em linha nobre e difícil de se romper, uma linha que une todas as mulheres que buscam a igualdade, ela se chama Feminismo, eu me sentia orgulhosa por ser mais uma das tantas porta-bandeiras de uma causa tão justa, causa que me envolveu tão gentilmente.

Sei que hoje em dia falar em bordados parece coisa de vovó, o que antes era visto como uma atividade tão "feminina", quase uma obrigação, com o tempo foi esquecido, hoje nós mulheres exercemos muitas atividades e o bordado pode ser visto por muitas apenas como algo cafona ou hobby exótico, mas nunca em todo esse tempo que se passou desde a época das nossas avós costuramos juntas tantas idéias.

É por isso que este blogue irá se chamar "Bordados Feminista", quero neste espaço expor as idéias que entrelacei em todos estes anos de aprendizado e com a ajuda de vocês queridas leitor@s costurarmos novas idéias e agregarmos novas amizades.

Obrigada! nos veremos sempre!

Kiitos ! Nähdään koskaan!

17 comentários:

lola aronovich disse...

Parabéns pelo blog, Niemi! Mas por que Bordados FeministA e não FeministAS? Acho que fica esquisito!
Anyway, longa vida ao blog, e tomara que vc possa trazer pra cá o bom humor e as tiradas inteligentes que vc sempre deixa nas caixas de comentários do meu bloguinho. (E, claro, fico torcendo pra que vc não deixe de comentar lá). Abração!

Lord Anderson disse...

Parabens.

Com tantos blogs vomitando preconceito e intolerancia, é cada vez mais necessario o contraponto de blogs que lutam por respeito e direitos humanos.

Obrigado por nos dar mais uma opção para visitas.

Sucesso.

Nisia disse...

To te acompanhando desde já! Perseverança, é o que te desejo.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, Niemi!
Gosto muito dos seus comentários no Escreva Lola Escreva e fiquei feliz por você fazer um também.
Sucesso ^^

Niemi Hyyrynen disse...

Ai gente brigadão pela visita!

Espero que voltem sempre quando tiverem um tempinho extra!

Lola é verdade, eu pensei em colocar na concordância certa, com feministAS mas sei lá, p/ mim parece que ficou meio genérico... feministA pra mim deu a impressão de estar mais ligado ao movimento em si, uma coisa só.

Também tomei da liberdade poética de escrever "errado" de propósito...rs =p

Lord

Espero vc e seus comentários sempre tão lúcidos!


Nisia/Carolina

Brigada meninas pelo carinho! XD

Liana hc disse...

Parabéns, Niemi. Gosto muito dos seus comentários lá na Lola. Desejo sucesso e muita inspiração. Abraço.

Lord Anderson disse...

Niemi

Obrigado pelo convite.

Vou tentar sempre ter algo que valha a pena escrever.

Força na peruca. :)

Bruno S disse...

Boa sorte com a empreitada.
Que seus visitantes te ajudem na confecção desse bordado.

Eu vou abusar da hospitalidade do espaço e me aproveitar quando estiver a procrastinar no trabalho.

Tomara que tenha sucesso e que, de vez em quando, apareça um troll para divertir o ambiente.

Blanca disse...

Aeeeeeee!

Tamires Ilves disse...

Oi, Niemi! Adorei adorei adorei! Escolheu muito bem o plano de fundo e o nome, casando com a idéia!
Já virei leitora. Avisa no twitter quando postar, hein?
Falando em twitter, eu sou a @tami_ilves! Embora você já deva ter percebido que está lidando com uma freak que ama felinos e sabe 3 palavras em finlandês!

Nähdään koskaan é nos vemos de novo? =S Pra mim nähdä é ver e koska é porque. E estão com aquela declinação de sair de um lugar? UAHUAHUAHUAH não entendi!

Niemi Hyyrynen disse...

Oie Gatinha branca!

Então, Nähdään koskaan significa "nos veremos sempre" e não "nos veremos de novo"

Nähdä+än = ver + nós

Koskaan = sempre
vc pode usar o "ei" para dizer por exemplo ei koskaan = Nunca o "ei" modifica a palavra e dá o sentido de negação.

Miska na verdade é o Vartalo de "por que" Vartalo seria vamos dizer vulgarmente...o "radical" da palavra, ou o corpo dela em finlandes.

A declinação está correta.

Obrigada pela visita sua "freak" rs espero sempre te ver por aqui! é muito bem vinda viu?

Blanca disse...

Oie, guria finlandesa!

Passei aqui de novo pra deixar um comentário decente. Porque senão eu ia esquecer :P

Menina, o blog ficou super fofinho! Ia ser legal se você pusesse uma imagem, tipo o da Lola, sabe? Não igual, só um banner, mesmo.

Vou acompanhar, pode ter certeza ^^

:*

Arlequina disse...

Moça!

Adorei a idéia de você fazer um blog. Tava mais que na hora de transformar aqueles comentários ácidos maravilhosos no blog da Lola em posts ácidos maravilhosos num blog próprio.Só tente não sumir de lá também - como vamos lidar com os trolls sem você?

Beijos!

Anônimo disse...

Nieme, sempre acompanho seus comentários no blog da Lola. Achei seu texto muito bom, e eu também passei por um mesmo processo de ir "tecendo um feminismo" pra mim.

Eu também tenho um blog que começou a ter cara de feminista a algum tempo. Se puder, eu ficarei muito feliz se você puder passar lá e comentar!!!

http://mumdomel.wordpress.com

Sara disse...

Oi Niemi
Vim ver seu blog, espero que vc consiga através dele afluir uma qualidade que vc tem que eu prezo muito, que é o seu bom humor, e espirituosidade.
Gostaria de saber se vc é da Laponia mesmo, nunca conheci ninguém de la, mas por gostar muito de Hans Christian Andersen, que não foi só um escritor infantil como muitos pensam, ele escreveu livros maravilhosos, e escrevia muito sobre esse povo os Lapões e suas renas. Sobre os países nórdicos, e eu adorava ler todos os livros dele.

Niemi Hyyrynen disse...

oie denise!

Hans C Andersen é muito legal né? Eu adorava os contos dele.

Sim, nasci lá na Laponia, o pessoal costuma brincar que lá o maior crime de todos é matar uma rena.

:)

Sara disse...

Um dia quero conhecer esses paises, os fiordes, a tundra, e o melhor de tudo ver a tal da aurora boreal, deve ser um espetaculo pra não se esquecer.
E vou me lembrar de vc, a divertida Niemi.